Monday, July 19, 2010

águas Belas // Comerciante passa oito dias em cativeiro

Oito de dias de terror. Foi isso o que viveu um comerciante da cidade de Águas Belas, zona Agreste de Pernambuco, a cerca de 310 quilômetros do Recife. Dono de uma rede de supermercados no local, o homem de 62 anos foi sequestrado no último dia 7 de julho e mantido por oito dias em dois cativeiros difentes, localizados em distritos da zona Rural da cidade. Durante o sequestro, a vítima foi torturada e agredida e só conseguiu liberdade após o pagamento de um resgate. No dia seguinte, o Grupo de Operações Especiais (GOE), que acompanhava todo o processo, prendeu três pessoas envolvidas no crime, sendo um menor, e identificou os membros restantes da quadrilha.

"Das cinco pessoas que participaram da ação, prendemos três e identificamos outras duas. Estas últimas já saíram do estado, mas estão sendo procuradas por nossa equipe. Dentro de pouco tempo teremos o desfecho deste caso e espero recuperar o resto do dinheiro do resgate", explicou o delegado do GOE, Cláudio Castro. Segundo ele, o grupo foi chamado desdeo primeiro dia do seqüestro, mas só pode agir depois da libertação da vítima, para não colocar sua vida em perigo.

Ele explicou ainda que o GOE já encontrou os dois cativeiros onde a quadrilha escondeu o comerciante, assim como os dois carros, um Meriva e um Gol, usados durante o seqüestro. "Também recuperamos parte do dinheiro pago no resgate e capturamos uma espingarda calibre 12, que estava em posse dos seqüestradores". O delegado ressaltou que o pagamento efetuado pela família da vítima foi de apenas 3% do que era cobrado inicialmente pela quadrilha. "Conseguimos diminuir o valor durante as negociações", completou.

Os homens presos foram Waldenes, de 31 anos, e Allane, de 22, cujos sobrenomes não foram fornecidos pela polícia, e ainda um adolescente de 17 anos. "Waldenes estava, inclusive, foragido da Penitenciária do Agreste, que fica em Canhotinho, desde 2004. Ele e o adolescente foram encontrados em Belas Águas, já o Allane foi detido em São Bento do Una", revelou Cláudio Castro. Porém, o delegado não quis dar maiores detalhes da investigação. O grupo preso vai responder pelos crimes de extorsão mediante seqüestro, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e furto.

Plano - O comerciante foi seqüestrado quando estava em seu sítio, na zona Rural de Águas Belas, na noite do dia 7. Ele havia chegado do trabalho e estava sozinho, porque seu neto havia saído há pouco tempo. Como não tinha segurança, a casa foi invadida pela quadrilha que levou o homem para o cativeiro.

No comments: